Introdução
Na tentativa de tornar mais didática a Fisiologia Humana está dividida
em sistemas individualizados. Isso, muitas vezes, dificulta a compreensão, pelo
aluno, do funcionamento do organismo como um todo.
A abordagem dos sistemas fisiológicos, estudada isolada não facilita a compreensão dos alunos sobre o funcionamento do corpo humano. Isso se agrava pelo fato do professor, geralmente, não promover a integração dos sistemas e das funções orgânicas, impossibilitando o processamento, pelos alunos, de concepções alternativas sobre o assunto. É fundamental o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos seres humanos e dos seres vivos em geral, pois o organismo funciona como um todo.
Para que se possa problematizar o conhecimento do aluno, o professor deve “prender” a atenção do estudante, desafiando-o e aguçando as contradições existentes dentro deste conhecimento.
O processo de problematização consiste em escolher e formular problemas de maneira adequada, bem como introduzir discussões em sala de aula, promovidas pelo professor, juntamente com os alunos.
Neste trabalho objetivou-se avaliar se alunos do segundo ano do ensino médio apresentam dificuldade de compreensão do funcionamento do organismo de maneira integrada, bem como seu desempenho diante de situações-problemas abrangendo temas cotidianos acerca da fisiologia humana.
A abordagem dos sistemas fisiológicos, estudada isolada não facilita a compreensão dos alunos sobre o funcionamento do corpo humano. Isso se agrava pelo fato do professor, geralmente, não promover a integração dos sistemas e das funções orgânicas, impossibilitando o processamento, pelos alunos, de concepções alternativas sobre o assunto. É fundamental o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos seres humanos e dos seres vivos em geral, pois o organismo funciona como um todo.
Para que se possa problematizar o conhecimento do aluno, o professor deve “prender” a atenção do estudante, desafiando-o e aguçando as contradições existentes dentro deste conhecimento.
O processo de problematização consiste em escolher e formular problemas de maneira adequada, bem como introduzir discussões em sala de aula, promovidas pelo professor, juntamente com os alunos.
Neste trabalho objetivou-se avaliar se alunos do segundo ano do ensino médio apresentam dificuldade de compreensão do funcionamento do organismo de maneira integrada, bem como seu desempenho diante de situações-problemas abrangendo temas cotidianos acerca da fisiologia humana.
Objetivos
- Desenvolver modelos anatômicos com materiais reaproveitados, onde os órgãos possam ser encaixados originando os sistemas;
- Instigar a criatividade dos alunos;
- Promover sala invertida;
- Motivar os alunos a buscarem sozinhos as características, funções e morfologia dos órgãos;
- Estimular o trabalho em grupo.
Materiais
- Canetões;
- Cola;
- Tesoura;
- Bexiga;
- Garrafas pet;
- Pedaços de canos;
- Tintas (caso necessário);
- EVA;
- Papel cartão colorido.
Metodologia
- Divida os alunos em pequenos grupos;
- Dê a cada grupo um sistema anatômico para que desenvolvam de forma livre os órgãos de material reaproveitado;
- Solicite aos grupos que para cada órgão desenvolvido com material reaproveitado, seja apresentado os nomes e suas funções fisiológicas.
- Organize uma aula para apresentação dos sistemas pelos grupos
Foto da aula prática
Foi um momento importante para explorar as metodologias ativas, através da sala de aula invertida, pois os alunos ficaram responsáveis por desenvolver todo o processo, desde a seleção do material à confecção dos modelos. Foi um momento onde os alunos se aproximaram dos atlas de anatomia e dos livros e sites de fisiologia. Foi nítido o aumento no interesse pelo assunto.
Comentários
Foi um momento importante para explorar as metodologias ativas, através da sala de aula invertida, pois os alunos ficaram responsáveis por desenvolver todo o processo, desde a seleção do material à confecção dos modelos. Foi um momento onde os alunos se aproximaram dos atlas de anatomia e dos livros e sites de fisiologia. Foi nítido o aumento no interesse pelo assunto.
Uma das vantagens da aula é que o custo é muito baixo, pois a maior parte do trabalho é realizado com materiais reaproveitados, como caixas de papelão, garrafas plasticas e outros. Outra vantagem está relacionada com a liberdade que os alunos tem em projetar os modelos, de forma que explorem a criatividade e debatam os assuntos em grupo, além da possibilidade de desenvolverem em casa ou em outro ambiente fora da escola.
Quase não se observou desvantagens, porém, a aula exige diversas reuniões por parte dos alunos fora do horário de aula para coleta do material, discussões e montagem dos modelos. Foram necessárias aproximadamente 4 semanas de prazo para que os alunos desenvolvessem a atividade.
Questionário Sugerido
1 - UFMG/2007) A
doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que
ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio
ou cevada.
Analise estas duas figuras, em que
está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal
I –
e em um indivíduo com doença celíaca
II - Representação de uma porção do intestino delgado de uma pessoa normal e de uma
pessoa com doença celíaca
Considerando-se a alteração estrutural
representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que
indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar:
a) Baixa produção de hemoglobina.
b) Diminuição da densidade mineral
óssea.
c) Aumento da absorção de água.
d) Retardo do crescimento corporal.
2- (UPF) A digestão no ser humano
inicia-se na boca com a mastigação e a atividade da ___________, que atua sobre
os ____________. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada
de bolo alimentar. Por ação da língua, esse bolo é empurrado para a
_________________, de onde passa para o____________ e deste para o
______________. O que completa correta e respectivamente a frase encontra-se na
alternativa:
a) ptialina / lipídeos / faringe /
esôfago / intestino
b) pepsina / carboidratos / laringe /
estômago / intestino
c) pepsina / protídeos / laringe /
esôfago / estômago
d) amilase / carboidratos / faringe /
esôfago / estômago
e) amilase / amidos / laringe /
estômago / intestino
3 - (UnB-DF) – Assinale a alternativa que
apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.
a) Brônquios
b) Faringe
c) Pulmão
d) Esôfago
e) Laringe
4 - (PUC-MG) – As trocas gasosas no pulmão
humano, em condições normais, ocorrem:
a) nos alvéolos.
b) nos bronquíolos.
c) nos brônquios.
d) na traqueia.
e) na laringe.
05 – (UEPB-2006) – Num incêndio é comum o
indivíduo morrer, antes por asfixia, do que por queimaduras. Tal situação
ocorre, por que?
a) a fumaça destrói os leucócitos.
b) as plaquetas são destruídas na presença do
monóxido de carbono.
c) a hemoglobina combina-se com o monóxido de
carbono, formando um composto estável, tornando-se irrecuperável.
d) a hemoglobina combina-se com todo o
oxigênio disponível.
e) a hemoglobina, nessa situação, só
transporta dióxido de carbono.
06- (Faap-SP) – Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:
a) Todo vaso que sai do coração é artéria.
b) Todo vaso que chega ao coração é veia.
c) Todo sangue que chega ao coração é sangue
venoso.
d) O sangue rico em oxigênio é o arterial.
e) O sangue venoso passa do átrio direito
para o ventrículo direito.
07- (Fund. CARLOS CHAGAS) – A função das válvulas existentes nas veias é:
a) retardar o fluxo sanguíneo;
b) impedir o refluxo de sangue;
c) acelerar os batimentos cardíacos;
d) retardar as pulsações;
e) reforçar as paredes dos vasos.
08 - (Mack-2003) – A
respeito do desenho abaixo, que representa o coração de um mamífero, é INCORRETO
afirmar que:
a)
3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.
b)
1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.
c)
2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.
d)
4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.
e)
5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.
09 - (UEL-PR) – Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do
sistema excretor humano.
I. Néfron
II. Bexiga
III. Uretra
IV. Ureter
a) Condução de urina para o meio externo.
b) Produção de urina.
c) Armazenamento de urina.
d) Condução de urina até o órgão armazenador.
Assinale a alternativa que associa
corretamente cada estrutura à sua função.
a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIIa, IVd
c) Ib, IId, IIIc, IVa
d) Ic, IIa, IIId, IVb
e) Id, IIc, IIIb, IVa
10 - Qual das alternativas abaixo
contém apenas órgãos do sistema urinário?
a) Rim, ureter, útero e bexiga.
b) Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
c) Rim, fígado, bexiga e uretra.
d) Rim, ureter, bexiga e vagina.
e) Rim, ureter, bexiga e uretra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário