
As discussões mais difundidas quando o assunto é o ensino de Biologia
diz respeito à escolha dos métodos didáticos empregados para abordar os assuntos
que envolvem a disciplina. Dentre as metodologias possíveis de ser empregada, a
aula expositiva teórica aparece entre as metodologias mais utilizadas durante o
processo de ensino e aprendizagem em Biologia.
Sua escolha é justificada pela facilidade de aplicação, já que para
aulas práticas e outros métodos alternativos exigem recursos e tempo (SILVA et
al., 2011). Dentro deste contexto, observa-se a grande necessidade da
elaboração de novas estratégias de ensino em Biologia que seja de baixo custo, já
que o modo de ensino tradicional, palestrada, está ultrapassado (CARVALHO, 2018).
As instituições de ensino estão
passando por um momento onde há a real necessidade do planejamento de novos
métodos pedagógicos, com custo mais acessível e de modo que se aperfeiçoe o
ensino e a aprendizagem, motivando professores e participantes a buscarem pela
eficiência nos estudos (MITRE, 2008).
Diante das discussões sobre o modelo de ensino praticado por diversas
instituições, outros assuntos voltados a essa temática também foram levados em
consideração, como, as estratégias de ensino empregadas, parte extremamente
relevante no processo de ensino-aprendizagem, pois, para que este ocorra de
forma eficaz, às metodologias de ensino devem ser muito bem ajustadas
(GIOVANELLA, 2007).
É da responsabilidade dos docentes proporcionar aos seus discentes
experiências de aprendizagem eficazes, combatendo as dificuldades mais comuns e
atualizando, tanto quanto possível, os instrumentos pedagógicos que utilizam
(FIOLHAIS & TRINDADE, 2003). A função do professor é propiciar aos
discentes a construção de aprendizagens significativas. A maneira como são
propostas as situações de ensino e aprendizagem são decisivas para que a
aprendizagem significativa se concretize (GIOVANELLA, 2007).
As mudanças e transformações dos agentes tornam a transmissão de
conhecimento um processo bastante dinâmico, que requer acompanhamento
permanente e a busca também permanente de novas práticas, que visem a quebra de
paradigmas (BARBOSA; MOURA, 2013).

Uma prática pedagógica alternativa ao ensino tradicional que tem ganhado
destaque no meio educacional é a metodologia ativa. Ao invés do ensino baseado
na transmissão de informação, onde o professor atua como protagonista, na
metodologia ativa, o participante adota uma postura mais ativa, participativa,
na qual ele elabora solução para problemáticas, cria e desenvolve projetos e,
com isso, se forma a possibilidade da criação e não apenas a reprodução do
conhecimento (VALENTE, 2017; SCHNEIDER, 2013). Dentro da metodologia ativa, não
cabe ao professor, a transmissão de falas prontas e conceituais e sim, a
organização e mediação de atividades previamente organizadas e sequenciadas que
partam de problemáticas que os alunos devem resolver, individualmente ou em
grupos (SUHR, 2016; SANTIAGO; CARVALHO, 2018).

Outro modo de melhorar a qualidade do ensino, às vezes com custos mais
baixos, é o experimento de caráter demonstrativo, onde as verdades já
comprovadas cientificamente são demonstradas, melhorando a mediação do
conhecimento (POSSOBOM; OKADA; DINIZ, 2003;
LIMA; GARCIA, 2011). As aulas práticas são fundamentais e essenciais
para demonstração desses aspectos, pois além de chamar a atenção dos
participantes, os assuntos tornam-se mais visíveis e palpáveis.
A relevância deste blog está na elaboração de ferramentas que
contribuirão com a eficiência do processo de ensino e aprendizagem, através de
estratégias de baixo custo.
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