Aula Prática "Sistema ABO e Fator Rh"

Introdução 


A descoberta do sistema ABO aconteceu em 1901 e deve-se ao médico Karl Landsteiner (1868 - 1943). Ele e sua equipe perceberam que quando alguns tipos de sangue eram misturados ocorria a aglutinação das hemácias, o que é chamado de incompatibilidade sanguínea. O Sistema ABO  representa um grupo sanguíneo importante na determinação da compatibilidade entre os tipos de sangue.


         Desse modo, foi verificado que existiam alguns tipos sanguíneos, os quais foram denominados de A, B, AB e O. Sendo a determinação dos tipos sanguíneos uma condição genética, constituindo um caso de alelos múltiplos, determinada por três alelos: IA, IB, i.
          No caso dos grupos sanguíneos humanos ABO sabemos que as hemácias possuem dois tipos de antígenos, chamados aglutinogênios, A e B; e o plasma pode conter dois tipos de anticorpos (aglutininas) anti-A e anti-B. então existem quatro grupos sanguíneos para este sistema: A, B, AB e O.
• Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
• Os indivíduos B possuem os antígenos B e os anticorpos Anti-A.
• Os indivíduos AB possuem ambos os antígenos, A e B; e nenhum dos anticorpos.
• Os indivíduos O, não possuem nenhum antígeno e possuem dois anticorpos, Anti-A e Anti-B.
          Quanto ao Rh, este é um fator que foi primeiramente descoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetado em coelhos, provocava a formação de anticorpos anti-Rh, aglutinando o sangue destes.
Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem de humanos (mais ou menos 85% dos brancos) havia a presença destes antígenos (chamados também de antígenos D), nas hemácias.
Denominou-se de indivíduos Rh+(positivo), e os demais que não apresentavam estes antígenos nas suas hemácias foram denominados de Rh- (negativo).



Objetivos

Conhecer os tipos sanguíneos e a importância deste conteúdo para compreender como é o processo de doação de sangue.

Materiais

  • Água; 
  • Vinagre; 
  • Leite;
  • Corante; 
  • Lâminas; 
  • Tubos de ensaio; 
  • Canudos. 



Metodologia

Foi realizada uma simulação do processo de tipagem sanguínea utilizando leite de vaca integral e corante alimentício vermelho, que simularam o sangue, ácido acético comercial 5% (vinagre) e água potável, simulando os reagentes anti-A e anti-B. O vinagre foi utilizado para gerar reações de aglutinação e a água para reações de não-aglutinação. Outros materiais foram lâminas de vidro para microscopia e canudos de plástico. Para a execução da prática os grupos receberam kits devidamente identificados para cada caso a ser estudado durante a atividade, contendo: tubo com ‘sangue’, reagentes anti-A e anti-B, lâmina de vidro e canudos plásticos e um relatório de atividade prática.
Nesse contexto, a presença ou ausência de anticorpos anti-a e anti-b são empregadas na análise laboratorial, a fim de identificar o tipo sanguíneo, dentro do Sistema ABO, tanto do receptor quanto do doador de sangue.   Execução da prática: Para a identificação do tipo sanguíneo, devem ser coletadas duas gotas de ‘sangue’ e essas serão colocadas em uma lâmina de vidro. Em cada uma dessas gotas, deve-se fazer o que se segue: a primeira gota deverá receber o soro anti-a, e a segunda, o anti-b.  Após um minuto, observar o aspecto das amostras com presença ou não de aglutinações e determinar o tipo sanguíneo.




Comentários


Durante toda a prática observou-se a participação efetiva dos alunos para desvendar e analisar o estudo de caso, bem como a facilidade de manipulação do material empregado. Entretanto, é importante ressaltar que o tempo de uma hora de aula foi insuficiente para a aplicação da atividade prática, que pode ser realizada e sala ou em laboratório. O tempo ideal seria de aproximadamente uma hora e 30 minutos, pois assim, os alunos teriam tempo suficiente de repetir algum teste e, caso necessário, discutirem sobre os resultados encontrados e organizarem o laboratório para os próximos grupos. 
Ressalta-se que pelo fato de os materiais utilizados terem sido de fácil aquisição, isso garante que a realização da atividade prática, por outros professores, possa ocorrer em escolas que dispõem ou não de laboratório de Ciências. Nesse sentido, facilitando a realização de aulas práticas como uma forma de auxiliar a compreensão e assimilação dos estudos teóricos, tratando-se essa, ainda, de uma boa ferramenta utilizada pelos professores para gerar nos alunos um entendimento mais abrangente dos conteúdos estudados.
A atividade prática proposta nesse estudo apresentou características de uma atividade investigativa estruturada, capaz de levar os estudantes a investigarem soluções para situação problema. Os estudantes foram estimulados a planejar, observar processos, elaborar raciocínios, coletar e analisar dados, discutir resultados e apresentá-los. 
A atividade prática  manteve as características da metodologia investigativa. Além da utilização de materiais e métodos que proporcionassem sua realização em qualquer escola, que disponha ou não de recursos financeiros e de uma estrutura de laboratório de ciências, podendo a mesma ser realizada em sala de aula ou até mesmo no pátio da escola.
Os estudantes se interessaram  por se tratar de um assunto relevante e que faz parte do cotidiano de cada aluno, o que aliado à realização da atividade prática investigativa sobre tipagem sanguínea, tornou o aprendizado sobre o tema ainda mais significante. Diante do exposto e das observações feitas durante a aplicação da atividade prática investigativa, conclui-se que a mesma se apresentou como uma ótima ferramenta pedagógica que proporcionou um estímulo aos estudantes na relação com o tema estudado, possibilitando a demonstração prática da teoria estudada em sala.


Fotos da aula prática










Sugestão de Questionário


1) (UFSM) Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana.Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois.De acordo com essas informações, pode-se afirmar:
I. Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II. Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III. Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I, II e III

2) (UDESC 2010) Assinale a alternativa incorreta em relação à possibilidade de doações e às possíveis transfusões  sanguíneas.
a) Pessoas do grupo sanguíneo O são as receptoras universais, enquanto as do grupo sanguíneo AB são as doadoras universais.
b) Pessoas do grupo sanguíneo AB e fator Rh+ (positivo) são receptoras universais.
c) Pessoas do grupo sanguíneo O e fator Rh- (negativo) são doadoras universais.
d) Pessoas do grupo sanguíneo A podem doar para pessoas do grupo sanguíneo A e para as do grupo sanguíneo AB.
e) Pessoas do grupo sanguíneo AB podem doar somente para as do grupo sanguíneo AB.

3) (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B, AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros.
b) 2, 3, 5 e 8 litros.
c) 2, 3, 8, 16 litros.
d) 18, 8, 13 e 5 litros.

4) (FUVEST) Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendente:
a) do grupo O;
b) do grupo AB;
c) dos grupos AB e O;
d) dos grupos A e B;
e) dos grupos A, B e AB.

5) (FEI) Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém -nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
a) Rh+, Rh-, Rh+
b) Rh+, Rh-, Rh-
c) Rh+, Rh+, Rh+
d) Rh+, Rh+, Rh-
e) Rh-, Rh+, Rh+

6) (MACK) Um indivíduo de tipo sanguíneo O, Rh-, filho de pais tipo sanguíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sanguíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sanguíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:
a) 1/4
b) 1/2
c) 1/3
d) 1/8
e) 1/16

7) (FATEC) Um casal cujo filho é do grupo sanguíneo A, com fator Rh positivo, pode ter os seguintes genótipos:
a) |A|B Rhrh e |B|B rhrh
b) |A|A rhrh e |B|B RhRh
c) |B| Rhrh e ii rhrh
d) |B|B rhrh e |A|B RhRh
e) |A|B rhrh e ii Rhrh

8) (UFPA) Uma mulher recebeu uma transfusão sanguínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal. Classifique, quanto ao grupo sanguíneo Rh , a mulher, seu marido, a criança e o sangue que a mulher
recebeu na transfusão:
a) Rh-, Rh+, Rh-, Rh+
b) Rh-, Rh+, Rh+, Rh+
c) Rh-, Rh+, Rh-, Rh+
d) Rh-, Rh-, Rh+, Rh+
e) Rh+, Rh-, Rh-, Rh+

9) (FATEC-SP) Um casal em que ambos os cônjuges possuem tipo sanguíneo AB quer saber
I- quais os possíveis tipos sanguíneos dos seus filhos e
II- qual a probabilidade de terem uma criança do sexo feminino, com sangue tipo AB.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente às duas perguntas acima.
a) A, B e AB  1/3
b) A e B 1/4
c) A, B e AB  1/4
d) A e B 1/2
e) A, B e AB  1/2

10) Assinale a afirmativa incorreta:

a)      Pessoas pertencentes ao grupo sanguíneo B possuem aglutinogênios B em suas hemácias e aglutinina anti-A em seu plasma sanguíneo.

b)     Pessoas do grupo sanguíneo AB podem ser chamadas de receptores universais por não apresentarem nenhum tipo de aglutininas em seu plasma sanguíneo.

c)      Pessoas do grupo sanguíneo do tipo B podem doar sangue para pessoas com os tipos sanguíneos do tipo B e AB e podem receber de B e O.

d)     Pessoas do tipo sanguíneo do tipo O apresentam aglutinogênios do tipo anti-A e anti-B e por isso são chamados de doadores universais.

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