Introdução
A descoberta do sistema ABO aconteceu em 1901 e deve-se ao médico Karl Landsteiner (1868 - 1943). Ele e sua equipe perceberam que quando alguns tipos de sangue eram misturados ocorria a aglutinação das hemácias, o que é chamado de incompatibilidade sanguínea. O Sistema ABO representa um grupo sanguíneo importante na determinação da compatibilidade entre os tipos de sangue.

No caso dos grupos sanguíneos
humanos ABO sabemos que as hemácias possuem dois tipos de antígenos, chamados
aglutinogênios, A e B; e o plasma pode conter dois tipos de anticorpos (aglutininas)
anti-A e anti-B. então existem quatro grupos sanguíneos para este sistema: A,
B, AB e O.
• Os indivíduos A possuem os antígenos A e os anticorpos Anti-B.
• Os indivíduos B possuem os antígenos B e os anticorpos Anti-A.
• Os indivíduos AB possuem ambos os antígenos, A e B; e nenhum dos anticorpos.
• Os indivíduos O, não possuem nenhum antígeno e possuem dois anticorpos,
Anti-A e Anti-B.
Quanto ao Rh, este é um fator
que foi primeiramente descoberto no macaco Rhesus, cujo sangue, quando injetado
em coelhos, provocava a formação de anticorpos anti-Rh, aglutinando o sangue
destes.
Posteriormente descobriu-se que numa certa porcentagem de humanos (mais ou
menos 85% dos brancos) havia a presença destes antígenos (chamados também de
antígenos D), nas hemácias.
Denominou-se de indivíduos Rh+(positivo), e os demais que não apresentavam
estes antígenos nas suas hemácias foram denominados de Rh- (negativo).
Objetivos
Conhecer os tipos
sanguíneos e a importância deste conteúdo para compreender como é o processo de
doação de sangue.
Materiais
- Água;
- Vinagre;
- Leite;
- Corante;
- Lâminas;
- Tubos de ensaio;
- Canudos.
Metodologia
Foi realizada uma
simulação do processo de tipagem sanguínea utilizando leite de vaca integral e
corante alimentício vermelho, que simularam o sangue, ácido acético comercial
5% (vinagre) e água potável, simulando os reagentes anti-A e anti-B. O vinagre
foi utilizado para gerar reações de aglutinação e a água para reações de
não-aglutinação. Outros materiais foram lâminas de vidro para microscopia e
canudos de plástico. Para a execução da prática os grupos receberam kits
devidamente identificados para cada caso a ser estudado durante a atividade,
contendo: tubo com ‘sangue’, reagentes anti-A e anti-B, lâmina de vidro e
canudos plásticos e um relatório de atividade prática.
Nesse contexto, a presença ou ausência de anticorpos anti-a e anti-b são empregadas na análise laboratorial, a fim de identificar o tipo sanguíneo, dentro do Sistema ABO, tanto do receptor quanto do doador de sangue. Execução da prática: Para a identificação do tipo sanguíneo, devem ser coletadas duas gotas de ‘sangue’ e essas serão colocadas em uma lâmina de vidro. Em cada uma dessas gotas, deve-se fazer o que se segue: a primeira gota deverá receber o soro anti-a, e a segunda, o anti-b. Após um minuto, observar o aspecto das amostras com presença ou não de aglutinações e determinar o tipo sanguíneo.
Comentários

Ressalta-se que pelo
fato de os materiais utilizados terem sido de fácil aquisição, isso garante que
a realização da atividade prática, por outros professores, possa ocorrer em
escolas que dispõem ou não de laboratório de Ciências. Nesse sentido,
facilitando a realização de aulas práticas como uma forma de auxiliar a
compreensão e assimilação dos estudos teóricos, tratando-se essa, ainda, de uma
boa ferramenta utilizada pelos professores para gerar nos alunos um
entendimento mais abrangente dos conteúdos estudados.
A atividade prática proposta nesse estudo apresentou características de uma atividade investigativa estruturada, capaz de levar os estudantes a investigarem soluções para situação problema. Os estudantes foram estimulados a planejar, observar processos, elaborar raciocínios, coletar e analisar dados, discutir resultados e apresentá-los.
A atividade prática manteve as características da metodologia investigativa. Além da utilização de materiais e métodos que proporcionassem sua realização em qualquer escola, que disponha ou não de recursos financeiros e de uma estrutura de laboratório de ciências, podendo a mesma ser realizada em sala de aula ou até mesmo no pátio da escola.
Os estudantes se interessaram por se tratar de um assunto relevante e que faz parte do cotidiano de cada aluno, o que aliado à realização da atividade prática investigativa sobre tipagem sanguínea, tornou o aprendizado sobre o tema ainda mais significante. Diante do exposto e das observações feitas durante a aplicação da atividade prática investigativa, conclui-se que a mesma se apresentou como uma ótima ferramenta pedagógica que proporcionou um estímulo aos estudantes na relação com o tema estudado, possibilitando a demonstração prática da teoria estudada em sala.
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