Médias gerais e teste t-pareado
Para avaliar a influência e eficácia das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem, a média geral de acertos das questões aplicadas no pré-teste e pós-teste e teste t-pareado foram calculados. Na tabela abaixo são apresentadas as médias gerais de acertos, pré-testes e pós-testes, e os valores do test t-pareado para cada aula prática. Observa-se que as diferenças mais significativas com relação ao número de acertos, comparando pré-testes e pós-testes, foram para as aulas práticas “fermentação por microrganismos”, “modelos anatômicos com materiais reaproveitados” e “evolução: seleção natural em tentilhões”, com p-valor em 0,0001. Porém, as aulas práticas “sistema ABO e fator rh” e “extração do DNA da banana”, também apresentaram valores significativos, com p-valor 0,0008 e 0,0019, respectivamente.
Média de
acertos e teste t para pré-teste e pós teste
Aula Prática
|
Média de
acertos pré-teste
|
Média de
acertos pós-teste
|
p-valor
|
Extração do DNA da Banana
|
10,5
|
17,7
|
0,0019
|
Sistema ABO e fator rh
|
8,4
|
14,4
|
0,0008
|
Fermentação por microrganismos
|
6,1
|
16,3
|
0,0001
|
Modelos anatômicos com materiais
reaproveitados
|
6,9
|
19,1
|
0,0001
|
Evolução: Seleção Natural em
Tentilhões
|
6,4
|
17,2
|
0,0001
|
Avaliação individual das questões - Extração do DNA da banana
A quantidade de acertos por questão pode ser
observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões,
houve aumento no número de acertos. Com exceção da questão 3, o número de
acertos aumentou significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os
conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática,
apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado
com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da
aula prática.
Participaram da avaliação 25 alunos.
Avaliação individual das questões - Sistema ABO e fator rh
A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Com exceção das questões 3 e 9, o número
de acertos aumentou significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os
conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática,
apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado
com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da
aula prática.
Participaram da avaliação 19 alunos.
Avaliação individual das questões - Modelos anatômicos com materiais reaproveitados
A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Com exceção da questão 10, em que o numero de
acertos antes da aplicação aula prática foi satisfatório, a diferença entre os números
de acertos foi significativa em todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos
contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de
estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a
motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula
prática.
Participaram da avaliação 25 alunos.
Avaliação individual das questões - Fermentação por microrganismos
A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Sem exceção, a diferença entre os números
de acertos foi significativa em todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos
contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de
estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a
motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula
prática.
Participaram da avaliação 21 alunos.
Avaliação individual das questões - Evolução: seleção natural em tentilhões
A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Sem exceção, o número de acertos aumentou
significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos
contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de
estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a
motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula
prática.
Participaram da avaliação 25 alunos.
Considerações
O estudo mostrou o quanto a aplicação de aulas práticas podem ser
significativas ao aprendizado, não só por proporcionar uma melhor visualização,
mas também por motivar e instigar os alunos a buscarem por assuntos não
apresentados, mas relacionados, às aulas práticas. Com base no presente estudo,
pode-se afirmar que as cinco aulas práticas apresentadas aqui são eficazes para
o processo de ensino-aprendizagem, além de não exigirem materiais de difícil
acesso e nem ambientes especializados, podendo ser aplicadas em salas ou pátios
escolares.
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