Avaliação das aulas práticas

Médias gerais e teste t-pareado


Para avaliar a influência e eficácia das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem, a média geral de acertos das questões aplicadas no pré-teste e pós-teste e teste t-pareado foram calculados.  Na tabela abaixo são apresentadas as médias gerais de acertos, pré-testes e pós-testes, e os valores do test t-pareado para cada aula prática. Observa-se que as diferenças mais significativas com relação ao número de acertos, comparando pré-testes e pós-testes, foram para as aulas práticas fermentação por microrganismos”, “modelos anatômicos com materiais reaproveitados” e “evolução: seleção natural em tentilhões”, com p-valor em 0,0001. Porém, as aulas práticas “sistema ABO e fator rh” e “extração do DNA da banana”, também apresentaram valores significativos, com p-valor 0,0008 e 0,0019, respectivamente.

Média de acertos e teste t para pré-teste e pós teste
Aula Prática
Média de acertos pré-teste
Média de acertos pós-teste
p-valor
Extração do DNA da Banana
10,5
17,7
0,0019

Sistema ABO e fator rh
8,4
14,4
0,0008

Fermentação por microrganismos
6,1
16,3
0,0001

Modelos anatômicos com materiais reaproveitados
6,9
19,1
0,0001

Evolução: Seleção Natural em Tentilhões
6,4
17,2
0,0001




Avaliação individual das questões - Extração do DNA da banana

A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Com exceção da questão 3, o número de acertos aumentou significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula prática. Participaram da avaliação 25 alunos.



Avaliação individual das questões - Sistema ABO e fator rh

A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Com exceção das questões 3 e 9, o número de acertos aumentou significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula prática. Participaram da avaliação 19 alunos.




Avaliação individual das questões - Modelos anatômicos com materiais reaproveitados

A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Com exceção da questão 10, em que o numero de acertos antes da aplicação aula prática foi satisfatório, a diferença entre os números de acertos foi significativa em todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula prática. Participaram da avaliação 25 alunos.




Avaliação individual das questões - Fermentação por microrganismos

A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Sem exceção, a diferença entre os números de acertos foi significativa em todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula prática. Participaram da avaliação 21 alunos.



Avaliação individual das questões - Evolução: seleção natural em tentilhões

A quantidade de acertos por questão pode ser observado no gráfico abaixo. Como observado, em todas as questões, houve aumento no número de acertos. Sem exceção, o número de acertos aumentou significativamente para todas as questões. Vale ressaltar que os conteúdos contemplados pelo questionário não são todos abordados na aula prática, apesar de estarem relacionados. O aumento no número de acertos está relacionado com a motivação e aumento no interesse dos alunos pelo tema, após a aplicação da aula prática. Participaram da avaliação 25 alunos.



Considerações 




O estudo mostrou o quanto a aplicação de aulas práticas podem ser significativas ao aprendizado, não só por proporcionar uma melhor visualização, mas também por motivar e instigar os alunos a buscarem por assuntos não apresentados, mas relacionados, às aulas práticas. Com base no presente estudo, pode-se afirmar que as cinco aulas práticas apresentadas aqui são eficazes para o processo de ensino-aprendizagem, além de não exigirem materiais de difícil acesso e nem ambientes especializados, podendo ser aplicadas em salas ou pátios escolares.

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