Aula Prática "Evolução - Seleção natural em tentilhões"

Introdução

Embora a elaboração da teoria da Seleção Natural seja atribuída a Charles Darwin (1809-1882), muitos autores defendem que Alfred Russel Wallace (1823-1913), outro naturalista britânico, também era defensor dessa teoria.
A evolução estuda todas as transformações ocorridas com os seres vivos ao longo dos tempos e a seleção natural é uma das formas de analisar estas mudanças.
A seleção natural é um dos mecanismos condutores do processo evolutivo que, por sua vez, é a mudança das populações ao longo do tempo. Ela consiste no processo pelo qual os indivíduos de uma população que estão mais bem adaptados a determinada condição do ambiente são favorecidos por possuírem mais chances de sobreviver e reproduzir que aqueles menos adaptados.
Para que a seleção natural ocorra, são necessárias quatro condições básicas:
- Reprodução : os organismos devem se reproduzir para formar novas gerações;
-Variabilidade: deve haver diferenças entre os indivíduos da população;
-Hereditariedade: os descendentes devem herdar características dos seus pais.
-Variação na aptidão: alguns indivíduos devem ter facilidade de se reproduzir que outros.
A seleção natural não só é um dos mecanismos condutores da evolução, mas é o único que explica as formas de adaptação que encontramos na natureza de maneira consistente.

Objetivo


  • Compreender os mecanismos teóricos evolutivos, através dos conceitos de seleção natural;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Promover a sala de aula invertida. 

Materiais (por grupo)

  • 4 pratos plásticos;
  • 4 copos plásticos;
  • 1 cronômetro;
  • Sementes de girassol (Ilha A);
  • Uvas passas (Ilha B);
  • Elásticos atilho (Ilha C);
  • Clipes de papel (Ilha D);
  • Pinça;
  • Grampo de cabelo;
  • Prendedor de roupas;
  • Palito de dente.


Metodologia


  1. Forme grupos de 5 alunos;
  2. Separe os pratos mantendo uma distancia de aproximadamente 20 centímetros um do outro (cada prato representa uma ilha (Ilha A, Ilha B, Ilha C e Ilha D));
  3. Em cada prato irá um representante de alimento diferente, por exemplo, Ilha A vai uvas passas, Ilha B vai sementes de girassol, Ilha C vai elásticos e atilho e Ilha D vai clipes de papel (a ordem pode ser diferente);
  4. Coloque um copo plastico vazio na frente de cada prato (o copo representará o estômago do pássaro);
  5. Após a organização do espaço, entregue uma ferramenta, que representará o bico do pássaro, para cada aluno do grupo. Ao quinto aluno, entregue o cronômetro;
  6. O procedimento é dividido em 4 etapas, onde cada etapa durará 10 segundos;
  7. Cada etapa consistirá em um aluno tentando pegar o máximo de alimentos no prato com sua ferramenta (bico) e colocando no copo (estomago do pássaro). Após 10 segundos, o aluno troca de prato (leva o copo junto) e repete o processo até que cada aluno passe pelos 4 pratos.
  8. No final, observa-se o copo (estomago) de cada pássaro e avalia qual ferramenta (bico) pegou mais ou menos cada tipo de alimento.

Comentários 


A aula contribui de forma significativa com a fixação dos conteúdos envolvendo seleção natural. A ideia principal é enfatizar que determinada ferramenta (bico) pegue melhor um determinado alimento, e que tenha muita dificuldade para pegar outros, como por exemplo: palito tem facilidade para pegar uva passa, porém, tem dificuldade para pegar os clipes. Isso significa que o pássaro que tem o bico representado pelo palito não sobreviveria na ilha onde o alimento é representado pelos clipes de papel, mas se adaptaria muito bem na ilha cujo alimento é a uva passa. Durante aplicação da aula, foram observados diversos questionamentos, por parte dos alunos, envolvendo o assunto. Esses questionamentos iam sendo anotados no quadro para que pesquisassem e pudessem debater em uma aula futura. A aplicação dessa aula apresenta diversas vantagens, dentre elas, a facilidade de entendimento, baixo custo e aplicabilidade, já que não exige um ambiente equipado. Outra vantagem é que os materiais podem ser adaptados, ou seja, outras ferramentas podem simular bicos e outros materiais podem simular os alimentos. 

Sugestão de Questionário




1-(Unespar 2015)A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna. “Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky.
A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.
A) Darwin → Lei do uso e desuso;
B) Lamarck → Teoria do fixismo;
C) Mendel → Teoria da geração espontânea;
D) Malthus → Teoria sintética da evolução;
E) Darwin → Teoria da seleção natural.

2. (Unespar 2016) Para Darwin, os seres vivos variam entre si, lutam pela sobrevivência e os mais aptos sobrevivem.As ideias de Darwin são a base para o Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução.
De posse destas teorias podemos afirmar que:
A) Na criação, todas as espécies foram formadas definitivamente, sem a possibilidade de transformações;
B) A formação de novas espécies é muito discutível e há poucas evidências de que ela ocorra;
C) As evidências da evolução comprovam a inexistência de um deus criador;
D) O Homem surgiu do macaco;
E) Novas espécies são formadas a partir do isolamento reprodutivo.

3. (FUVEST 2017) Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.

A) Sistema vascular, semente, flor.
B) Sistema vascular, flor, semente.
C) Semente, sistema vascular, flor.
D) Semente, flor, sistema vascular.
E) Flor, sistema vascular, semente.

4. (VUNESP 2009) Asas de morcegos e asas dos insetos têm origens embrionárias totalmente diferentes. Assim, durante a evolução, a adaptação pode levar organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes. Trata-se de um caso de:

A) convergência evolutiva.
B) divergência evolutiva.
C) seleção artificial.
D) lei do uso e desuso.
E) irradiação adaptativa.

5) (VUNESP 2009)Os fósseis são evidências importantes para a evolução. Tanto os fósseis como as evidências anatômicas indicaram que aves, tartarugas, crocodilianos, lagartos e cobras estão relacionados evolutivamente de forma diferente da classificação tradicional. O cladograma a seguir ilustra as relações evolutivas entre esses grupos.

Analisando o cladograma, pode-se concluir que:
A) A seria o ancestral comum de aves, tartarugas e lagartos.
B) B seria o ancestral comum de lagartos, serpentes e crocodilianos.
C) C seria o ancestral comum de todos os animais citados.
D) A seria o ancestral mais aparentado com lagartos do que o ancestral B.
E) C seria o ancestral comum com origem evolutiva mais recente do que o ancestral B.

6)(Enem 2012)A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.

Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?

A) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea
B) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
C) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
D) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva
E) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta

7) (FUVEST 2009)Uma árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo. Espécies com maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e assinale a proposição correta.

A) Os fungos e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
B) As plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
C) As bactérias deram origem a todos os seres vivos.
D) Os insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
E) Os fungos deram origem a todos os seres vivos.

8) (UFMG 2010)Desenvolvida, há 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleção natural pode ser sustentada por observações científicas atuais. Assinale a alternativa que contém uma informação que NÃO é sustentada pela Teoria Evolutiva por Seleção Natural.

A) A reposição do fator de coagulação mediante transfusão de sangue aumenta a adaptabilidade dos hemofílicos.
B) Certas bactérias, em face de mudanças no ambiente, adquirem a capacidade de produzir novas substâncias.
C) O vírus HIV pode sofrer mutações, o que dificulta o tratamento de indivíduos soropositivos.
D) Os peixes cegos apresentam menor chance de sobrevivência em ambientes iluminados.

9) (VUNESP 2009) Existem algumas poucas espécies de anfíbios (um sapo e uma perereca) que sobrevivem em solo com 50 .ºC de temperatura. Eles apresentam alguns mecanismos fisiológicos e comportamentais que permitem a sobrevivência em ambientes com pouca água. Eles produzem enzimas que resistem a essa temperatura e eles conseguem realizar a estivação. (Folha de S.Paulo, 24.08.2009. Adaptado)

De acordo com a teoria da Evolução de Charles Darwin, pode-se afirmar que o animal:

A) se adaptou ao meio, ou seja, ele passou a produzir enzimas devido a uma resposta ao tipo de ambiente onde vivia. Essa característica adquirida foi transmitida aos descendentes.
B) foi selecionado de acordo com esse ambiente. Com isso, gerações recentes apresentam características cada vez melhores em relação aos antepassados e, posteriormente, isso estabiliza.
C) se modificou para se ajustar ao meio quase inóspito. As gerações seguintes serão cada vez mais resistentes ao calor e, com isso, aumenta a chance de sobrevivência das espécies.
D) nasceu com essa capacidade de sobreviver nesse tipo de ambiente. Essa característica foi selecionada e transmitida de geração em geração.
E) consegue manter a característica de se adaptar como todos os anfíbios. É bem provável que nas próximas, o ambiente estimule a formação de gerações com os alelos que determinam essa característica.

10) (URCA 2017/1) - A seleção natural das espécies proposta por Charles Darwin no século XIX tem como base:

A) A transmissão de caracteres adquiridos pelos progenitores aos seus descendentes.
B) Mutações que degeneram os mais fracos e com isso esses são eliminados.
C) Eventos catastróficos que dizimam populações inteiras permitindo o surgimento de novas espécies.
D) A seleção dos mais aptos a um ambiente e a transmissão dessas características aos seus descendentes.
E) A vinda da vida de outros planetas através de meteoros e a posterior colonização do nosso planeta por esses seres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe a cartilha em PDF

Para ter acesso à cartilha de aulas práticas de baixo custo e de fácil aplicabilidade testadas e comentadas, clique na imagem abaixo. ...